terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Mesas de Natal 2016

Mantendo bem viva a tradição, confraternizámos à volta da mesa neste Natal de 2016.
Aqui fica o registo e um pouco de água na boca...
Estava tudo delicioso!

















Exposição de brinquedos - "No tempo dos nossos avós"

Está patente na nossa escola uma exposição alusiva aos brinquedos do tempo dos nossos avós. Não existem computadores, tablets, consolas ou outras coisas modernas... existem sim brinquedos feitos com muita arte e engenho pelas mãos dos nossos pais e avós.








Painel de Natal

O nosso painel de Natal foi executado com a técnica do mosaico.
Esta técnica muito antiga era usada para decorar casas, palácios e templos no tempo dos gregos e dos romanos (há muitos, muitos anos atrás). Consiste em juntar pequenos pedaços de pedra ou vidro (tecelas) e formar desenhos coloridos. Neste caso, usámos a casca de ovo partida em pequenos pedaços, que foram pintados e colados.
O resultado não podia ter ficado melhor!


Trabalho realizado pelos alunos da Escola Básica de Meinedo

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Aviso



Reuniões para entrega das avaliações -  dia 21 de dezembro das 17 às 19 horas.

Início do 2.º período letivo - 3 de janeiro de 2017.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2016 o tema é "Alcançando 17 metas para o futuro que queremos", que chama atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.
 
 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Contos do rio que corre...

No dia 29 de novembro, os alunos do 4.º ano receberam a visita do Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Manuel Nunes que,  juntamente com a Dr.ª Adelaide, vieram à nossa escola oferecer a obra " Contos do rio que corre" do escritor Álvaro Magalhães.





Dia Mundial da Ciência

As atividades de ciência experimental oferecem às crianças a possibilidade de conhecerem o mundo de uma forma mais rigorosa e aprofundada, mediante a utilização de diversos procedimentos e capacidades (observar, registar, medir, comparar, contar, descrever, interpretar).

Hoje aprendemos a encher balões sem soprar …


… e porque é que um balão não rebenta com uma chama por baixo?









Deita-se uma tampa de garrafa cheia de bicarbonato de sódio em cada balão.
Deitam-se 1, 2, 4, 7, 10, 14 tampas de vinagre na primeira, segunda, terceira, quarta e quinta garrafas, respetivamente. Colocam-se os balões nos gargalos das garrafas, com cuidado para não deixar cair dentro o bicarbonato. Depois de todos colocados, endireitam-se de modo a que o bicarbonato caia no vinagre. Agita-se um pouco e verifica-se que é libertado um gás, o dióxido de carbono, que faz encher o balão. Este vai encher mais ou menos, consoante a quantidade de vinagre que a garrafa contém.

O balão que não rebenta com uma chama por baixo.




O balão não rebenta porque deitamos dentro um pouco de água, que vai absorver a maior parte do calor da chama, fazendo com que a temperatura da borracha não aumente muito.


J. I. - Grupo 2

Viva o Magusto e o São Martinho

No passado dia dez de novembro houve magusto cá na escola. De manhã, foi um dia normal de aulas. De tarde, fomos para a cantina, onde comemos castanhas quentes e boas e bebemos sumo de laranja. O cartucho das castanhas foi feito, desenhado e pintado por cada um de nós. De seguida, em fila, fomos lá para fora onde cantámos e dançámos uma linda música. E assim se celebrou o magusto!
No dia seguinte, dia onze de novembro, festeja-se o São Martinho e a minha escola também o festejou realizando a feira de São Martinho. Todos os meninos da escola contribuíram com produtos que trouxeram de casa, para estes serem colocados à venda.
De manhã, quando chegámos à escola, os professores e as auxiliares já tinham tudo preparado. Todos os produtos que trouxemos foram postos em diferentes bancas tais como: a banca dos legumes e hortaliças, a banca da mercearia, a banca dos bolos e doces, a banca de artigos diversos e a das rifas. Às dez horas abriram-se os portões e o nosso pavilhão encheu-se de pessoas. De um modo geral, o negócio correu bem a todas as bancas mas a que teve mais sucesso foi a banca das farturas quentinhas e doces.
Sabem o que comprei? Foram pipocas e um livro.
Espero que para o ano se repita esta atividade tão enriquecedora!

Carolina Cunha - 3.º ano