Na sequência da atual situação que o país atravessa, incluindo, a nossa comunidade educativa, deveremos levar em linha de conta as sérias recomendações que nos têm chegado, da parte das entidades competentes, seguindo-as à risca, para o bem de todos nós.
Poderão aceder à Página do Agrupamento de Escolas de Lousada Este e ao Blog da nossa Escola e aí encontrar orientações mais precisas e ideias para, em casa, melhor ocupar os vossos educandos, recorrendo a atividades lúdico didáticas que serão do agrado dos vossos educandos e muito benéficas.
Para além do referido acima, reforço ainda as recomendações que habitualmente transmito, no sentido de colaborarem ativamente no processo de educação/aprendizagem dos vossos filhos, particularmente:
Colaborar nas atividades de rotina diária, com afinco e objetivos muito bem definidos (lateralidade; cores; números de 1 a 9; posições; nomes de objetos/situações/emoções, menos usados, aumentando o léxico verbal e aperfeiçoando a consciência fonológica; conto e reconto de histórias; ordenação lógica temporal de imagens; sequência dos dias da semana e, eventualmente, dos meses; independência na higiene individual; incluindo o vestir/despir, atar/desatar, abotoar/desabotoar…; “Saber SER e ESTAR – à mesa (uso dos talheres, falar com moderação, permanecer sentado, não falar de boca cheia, esperar/pedir para sair da mesa…), junto dos adultos, cumprimentando, agradecendo, pedindo desculpa, pedindo licença, etc.”); BRINCAR MUITO!!! - ao ar livre, caso seja possível (atendendo às restrições atuais); interagir com a família nuclear (pais, irmãos…), jogando jogos de tabuleiro, de diferenças, desenhando e pintando, RECORTANDO, modelando, com mais perfeição, fazendo teatro, ginástica, jogos tradicionais, culinária, arrumando o “quarto e os brinquedos” etc.
Sei que terão muitas e melhores ideias, só terão que as pôr em prática. O resultado será visível a curto/médio prazo. Mãos à obra, com muita saúde para todos!
Com carinho,
A Educadora de Infância,
Celina Cardoso