domingo, 21 de março de 2021

Celebrações do dia 21 de março

Dia Mundial da Poesia

A data foi criada na 30.ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.
O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso, porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

Poesia em Portugal

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.



Dia Mundial da Árvore

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".
Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.



Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

A efeméride foi criada pela ONU, de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, nesta precisa data, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville.
Neste dia 20000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.




Dia Internacional da Síndrome de Down

Foi escolhido pela Down Syndrome International o dia 21, do mês 3, para a comemoração deste dia mundial da Síndrome de Down, por fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia).
A primeira celebração do dia teve lugar em 2006 e foi adotada pela Organização das Nações Unidas no seu calendário oficial, sendo comemorada todos os anos, em cerca de 193 países.



Dia Mundial da Marioneta

Este dia surgiu por ideia do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho, que a sugeriu em 2000, no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg. Em 2002, em nova reunião da UNIMA em Atlanta, esta entidade estabeleceu a data de 21 de março para a celebração, tendo a efeméride sido comemorada pela primeira vez em 2003.


Fonte: www.calendarr.com

sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia do Pai - 19 de março


O Dia do Pai, em Portugal, é comemorado no dia 19 de março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.

Origem do Dia do Pai

Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai.
Numa delas a origem da data é atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar, que resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
A celebração foi ficando conhecida nos Estados Unidos e, em 1972, o presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
No entanto, a homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia também pode ter dado origem ao dia dos pais. Isso aconteceu em 2000 a.C., quando um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
Fonte: http://www.calendarr.com

Ter um pai!


Ter um Pai! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que veem pelos nossos olhos!

Ter um Pai! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, no mundo vil,
É ter os céus cá na terra!

Ter um Pai! Nunca se perde
Aquela santa afeição,
Sempre a mesma, quer o filho
Seja um santo ou um ladrão;

Talvez maior, sendo infame
O filho que é desprezado
Pelo mundo; pois um Pai
Perdoa ao mais desgraçado!

Ter um Pai! Um santo orgulho
Pró coração que lhe quer
Um orgulho que não cabe
Num coração de mulher!

Embora ele seja imenso
Vogando pelo ideal,
O coração que me deste
Ó Pai bondoso é leal!

Ter um Pai! Doce poema
Dum sonho bendito e santo
Nestas letras pequeninas,
Astros dum céu todo encanto!

Ter um Pai! Os órfãozinhos
Não conhecem este amor!
Por mo fazer conhecer,
Bendito seja o Senhor!

Florbela Espanca

domingo, 14 de março de 2021

Regresso das atividades letivas presenciais

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, um plano de desconfinamento, que disse ser "a conta-gotas".

Este plano prevê a reabertura, na segunda-feira, de creches, ensino pré-escolar e escolas do primeiro ciclo do ensino básico, assim como atividades de apoio à família e de enriquecimento curricular, atividades prestadas em centros de atividades de tempos livres (ATL) e centros de estudo — mas apenas para crianças e alunos nas idades previstas para o regresso à atividade letiva.


As regras de distanciamento social são para manter, bem como as regras de funcionamento, circulação e higienização do espaço escolar, serão as mesmas.

Todos, por um bem comum!

quarta-feira, 10 de março de 2021

Vai ficar tudo bem!



Sugestões de leitura (Pré-escolar)

O tempo conturbado que atravessamos está a ser particularmente penoso para as nossas crianças. Pequenas e com menos capacidade para gerir as suas emoções, necessitam, mais que nunca, da nossa atenção redobrada e do nosso apoio incondicional, nem sempre solicitado, mas indispensável ao seu desenvolvimento equilibrado. Se pudermos fazer mais e melhor por elas, então, metamos a "mão na massa"!

Aqui ficam sugestões de leitura/orientação para as crianças e suas famílias:


Da autoria de Elizabete Neves este livro conta-nos a história de uma menina que não consegue explicar o que vai dentro dela.

Síntese:

“O novelo de emoções desenrola-se em torno de uma menina que não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar.
Eis que surge o seu amigo Sukha, e através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções.
Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem.
Cabe a cada um de nós descobrir qual é”

Recomenda-se também esta leitura, muito útil e interessante:

Emocionário (Diz o que Sentes)
de Rafael R. Valcarcel e Cristina Nuñez Pereira


As docentes da Biblioteca Escolar
Celina Cardoso e Fernanda Freitas