No dia 19 de março, realizou-se na Escola Básica de Meinedo uma palestra no âmbito do projeto "A escola entra na história" dirigida aos alunos do 4º ano, onde o Dr. Cristiano falou sobre Lousada há 300 anos.
Foi uma sessão espetacular!
No dia 19 de março, realizou-se na Escola Básica de Meinedo uma palestra no âmbito do projeto "A escola entra na história" dirigida aos alunos do 4º ano, onde o Dr. Cristiano falou sobre Lousada há 300 anos.
Foi uma sessão espetacular!
O fim do segundo período chegou e de forma a dar cumprimento ao Plano Anual de Atividades, fomos explorar a natureza e a biodiversidade da nossa aldeia.
Estava um dia lindo, cheio de sol e com temperaturas agradáveis. Saímos da escola passamos pelo salão paroquial, pela Igreja Matriz de Meinedo, atravessamos a linha de caminho de ferro pela passagem superior, e seguimos em direção ao rio Sousa que atravessa a nossa linda terra. Passamos pelo moinho já em ruinas mas que em tempos foi muito importante na moagem da farinha. A travessia do rio fez-se pela ponte antiga em casais onde se avista uma paisagem magnífica. Contornamos a quinta de Vila Pouca e dirigimo-nos para o Parque do Areinho. Pudemos observar os campos que começam a cobrir-se de lindas flores multicolores e as árvores encher-se de rebentos para mais tarde dar frutos.
Aqui, junto ao rio, lanchamos e brincamos para depois regressarmos à escola.
Foi uma caminhada agradável!
A proteção civil é a atividade desenvolvida com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
Prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe deles resultantes, atenuar os riscos coletivos e limitar os seus efeitos no caso de catástrofe, socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo, proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas são os objetivos da proteção civil.
A Câmara de Lousada proporcionou-nos a visita a uma exposição de vários agentes de proteção civil (Bombeiros, polícia municipal, GNR - Guarda Nacional Republicana, ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) que decorreu na Avenida Senhor dos Aflitos.
Assistimos a uma demostração de como atuam os cães em várias situações, visitamos o veículo de comando e comunicações da proteção civil, observamos vários instrumentos utilizados para a conservação da natureza e florestas, carros e motas da GNR assim como outros instrumentos utilizados para proteger ou manter a ordem.
Foi uma atividade muito interessante e divertida.
No dia 13 de março fizemos a nossa visita de estudo. Fomos à bela cidade de Guimarães considerada o berço da nacionalidade. Visitamos o Museu Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança.
No Museu Alberto Sampaio fizemos uma visita guiada pelas salas onde pudemos observar varias pinturas, esculturas, têxteis e peças de ourivesaria. Assistimos a um teatro de sombras muito engraçado.
No Paço dos Duques assistimos a um teatro de marionetes e visitamos todo o Paço com o guia que nos explicou coisas muito interessantes. Gostamos muito da sala das armas, do quarto de D. Catarina Infanta de Portugal e rainha de Inglaterra responsável pelo hábito de beber chã e da capela com os lindos vitrais. Ficamos a saber que o Paço tem 39 chaminés, vimos peças de mobiliário muito antigas, tapeçarias muito grandes expostas nas paredes representando episódios antigos da história de Portugal.
Visitamos a igreja de S. Miguel do Castelo onde teria sido batizado D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. É uma igreja muito simples onde existem sepulturas de guerreiros nobres. Esta igreja foi classificada como Monumento Nacional.
Gostamos de ver o castelo de Guimarães que foi mandado construir para proteger os monges que viviam num mosteiro aí existente e que eram constantemente atacados pelos mouros.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março de cada ano. A ONU começou a celebrar este dia a 8 de março de 1975, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Neste dia celebra-se os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.
O tema de 2024 é «Investir nas mulheres: Acelerar o progresso», realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis.
De forma a lembrar a importância da mulher, o Sr. Presidente da Junta e Freguesia surpreendeu-nos, uma vez mais, com sua visita a fim de desejar a todas as mulheres da comunidade educativa um feliz dia da mulher e oferecer uma flor. Um gesto que muito apreciamos e agradecemos.
Ofereceu, também, a todas as crianças uma flor para levar para casa e oferecer à mulher mais importante na vida de cada uma.
Obrigada Sr. Presidente!