segunda-feira, 19 de março de 2018

E eis que chega a PRIMAVERA!

Equinócio de Primavera

O equinócio de primavera sinaliza o primeiro dia da primavera, o que acontece todos os anos entre os dias 20 e 21 de março.
A Astronomia define como equinócio o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. É exatamente nessa hora que tem início a estação da primavera.
Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio de primavera, no hemisfério norte. No hemisfério sul, o equinócio de primavera acontece em setembro.
Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e nox, "noite". O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Tradições de Equinócio de Primavera

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.
Na primavera é tradição também fazer-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.

Curiosidade sobre o Equinócio de Primavera

Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade.
Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio de primavera, isto é, no momento em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.
Fonte: www.calendarr.com

Sem comentários:

Enviar um comentário