quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Semana da alimentação...


Nesta época, dedicada, em especial, à alimentação, fizemos imensas atividades muito interessantes, lúdicas e pedagógicas:
· Muitos de nós, a Conceição e a Educadora, trouxemos de casa, da horta e do pomar, inúmeros alimentos, uns que todo o grupo já havia provado e/ou conhecia, outros, que passaram a conhecer – com eles, aproveitamos para testarmos quatro dos cinco sentidos – olfato, visão, tato e paladar (provamos em cru, em compota, cozidos e assados…);
· Nem imaginávamos como eram diferentes a muitos níveis, nomeadamente, cor, textura, cheiro, sabor…
· Aprendemos mais sobre as suas propriedades, nomes, origem e local onde crescem (hortas, pomares…);
· As crianças falaram sobre os seus hábitos alimentares e desenharam os seus alimentos preferidos;
· Decidimos fazer um “inquérito”, com “questões abertas”, a que chamamos “TPC”, para que, junto das famílias, pudéssemos saber qual o tipo de alimentação que faziam, dentro dos alimentos saudáveis que passamos a conhecer melhor, depois de visualizarmos um filme no youtube, sobre a roda dos alimentos e vida saudável;
· Chegadas as respostas, apreciamos uma a uma e fizemos um registo gráfico coletivo, para melhor percebermos quais eram os alimentos mais e menos consumidos e quais iríamos passar a consumir mais vezes;
· Fizemos uma experiência para comprovarmos se os legumes continham água ou não.
















Gostámos de tudo.
Adorámos fazer a experiência com a couve-flor e observar o que acontecia ao longo de 4 dias, com registos diários das alterações observadas…



Aprendemos mais sobre a alimentação, a nossa saúde e novas formas de aprender a cozinhar e a gostar dos alimentos.
Ficamos mais informados e com vontade de fazermos/tentarmos fazer uma alimentação mais saudável quer em casa, quer na escola.











Grupo 1 - J. I.

1 comentário:

  1. Este último registo, já não tem a ver com a semana da alimentação. No entanto, ilustra bem a capacidade que as crianças têm para registarem as suas aprendizagens e progressos...

    ResponderEliminar