Corredor Verde vs LEGO
O que é um corredor verde e qual a sua função?
Conforme Jack Ahern, um dos precursores da corrente internacional de corredores verdes, são elementos lineares da paisagem, planeados ou não, que permitem desempenhar várias funções: de caráter ecológico, social, cultural e qualquer outro que seja compatível com um uso sustentável da terra. O trabalho de Ahern propõe a possibilidade de que componentes da paisagem natural (como cursos naturais de água ou vias de trem em desuso, entre outros), através de processos de restauração ou construção, se transformem em corredores.
Seja qual for o ponto de partida, o objetivo de um corredor verde é sempre unir áreas naturais importantes de uma cidade por via de uma faixa ou corredor, caracterizado por ter abundante vegetação. Desta maneira, cria-se uma espécie de estrutura capaz de articular cidades mais verdes e saudáveis. No seu interior, podem ser construídas áreas de lazer, espaços culturais, instalações desportivas ou hortas urbanas.
Características de um corredor verde:
Ao desenvolver um corredor verde, é imprescindível ter em conta fatores tais como: a disponibilidade do espaço; as peculiaridades do próprio meio urbano ou, inclusive, a acessibilidade para as pessoas. Partindo dessa premissa, embora provavelmente não existam dois iguais no mundo, a maioria deles reúne características similares:
- São multipropósito e multifunção, isto é, no mesmo espaço podem compatibilizar-se usos ambientais, desportivos, culturais, recreativos, estéticos, etc.
- Estão pensados para um desenvolvimento sustentável, assumindo tanto a proteção da biodiversidade quanto o impulso socioeconómico.
- Dada a sua configuração linear, favorecem o movimento, o fluxo e o intercâmbio, além de conectar elementos paisagísticos em diferentes escalas.
- Representam uma estratégia espacial diferente, alinhada com a Nova Agenda Urbana proposta pela ONU desde 2016.
Fonte: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/corredor-verde
Sem comentários:
Enviar um comentário