No dia 20 de junho recebemos a visita de uma representante da ambisousa (Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, de toda a população do Vale do Sousa) que nos falou da compostagem. Ficamos a saber que compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos de composto.
A compostagem é muito importante porque transforma a matéria orgânica em adubo natural que pode ser utilizado na agricultura substituindo os produtos químicos. Desta forma, contribuímos para a diminuição do aquecimento global e utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura.
Para uma compostagem eficiente devemos: Escolher um local sombrio, com um ponto de água e sem vento, preparar o fundo com ramos, colocar os resíduos verdes alternados com os castanhos, colocar os resíduos em contacto com a terra para permitir a entrada dos microrganismos e a saída da água e por fim manter o composto húmido.
Sem comentários:
Enviar um comentário